Talentos

O Velório

O Velório


Depois de trabalhar a semana toda, finalmente chegou o sábado. E Sarita resolveu fazer uma visita a sua amiga, Graziela, fazia tempo que prometera visitá-la. Chegando lá, ela encontrou não só Graziela, como também outra amiga, Jimena, que estava muito triste, chorando, pois seu avô João, muito querido, havia falecido, e teria que ir ao seu velório. Ele vivia num sítio, tinha quase uns noventa anos, e iria se enterrar no povoado Mangueira, no cemitério chamado Bom Jesus, onde já jazia outros familiares, localizado na cidade de Maruim, município de Sergipe.
Em solidariedade a sua amiga Jimena, Sarita resolveu ir ao velório, junto com Graziela. Foram de ônibus, e ao chegarem no sítio encontraram o caixão do falecido no meio da sala, isso é normal, é claro, sempre acontece quando o velório é em casa, e, principalmente no interior, mas, o que Sarita estranhou, e que lhe chamou a atenção foi que ao lado do caixão, tinha uma mesa grande com muita gente sentada almoçando, eram parentes e amigos do falecido, e dos familiares da casa, passavam dás doze horas do dia, hora do almoço. Comiam ao lado do velório, praticamente junto, homens, mulheres e crianças, conversando sobre tudo, dos feitos do falecido, da herança, da situação do sítio, se tinha filhos, se iriam vender o sítio. Queriam saber de tudo, uns falavam bem outros maus do falecido.
Esse fato assustou um pouco Sarita, nunca tinha presenciado uma situação assim, onde as pessoas não se incomodavam com o morto, e não tinham nenhum constrangimento de comer ali, próximo, sem nenhum problema de higiene, parecia que estavam em outro lugar e não num velório, livre para falar, conversar, além, é claro, de saciar a fome. Todos os seus pensamentos estavam direcionados para outros lugares, menos para o falecido, este serviu apenas, de pretextos para se encontrarem e colocar os assuntos em dia, e para saber das novidades.
Passado o susto, Sarita sentiu vontade de ir ao banheiro, este ficava, também, bem próximo do velório e da mesa, onde muitos almoçavam. Ficou preocupada, - E agora, como ir ao banheiro assim, com tanta gente praticamente presentes dentro do banheiro!? Onde todos sem querer observavam quem entrava e saia do banheiro. A porta do banheiro não ia até o chão, faltava mais ou menos meio metro, mostrava os pés e um pouco da perna da pessoa que ali estava. Isso a deixou constrangida e preocupada.
- O que faço!? Como vou usar o banheiro assim, com tanta gente próxima, conversando alto!? Com certeza vai atrapalha a minha concentração. Mas a situação do organismo não lhe permitiu nem pensar, quanto mais escolher, se ia ou não usá-lo. Então, sem opção, entrou no banheiro e fez o que precisava, tudo com muito cuidado, fazendo o menor barulho possível, mas chegou a hora de dar a descarga. Pronto vou chamar atenção! E agora, vão ver que tem gente no banheiro! Caso não tenham notado, com tanta conversa. E foi o que aconteceu! Chamou atenção, e muito, sobre sua presença! O cano do vaso sanitário não estava corretamente instalado com o cano geral, que levava todo o serviço ali realizado, para o sumidouro, e, ao puxar a corda da descarga, a água saiu junto com o serviço feito, como também o cheiro, foi tudo diretamente para a sala, encheu a sala, passou por baixo do caixão, chegou na mesa, molhou os pés de quem estava comendo, foi um chega, chega, um corre, corre, e todos queriam saber quem estava no banheiro!
Sarita ficou apavorada! Vestiu a roupa na carreira. Não sabia o que fazer, como foi que, uma simples descarga, gerou um problemão desses?! Queria sumir, não queria se mostrar, mas como!? Não tinha como se esconder, nem se quisesse, pois, a porta faltava um pedaço, não era inteira, como não descobrir a pessoa que causou toda essa confusão? E agora?! Pensou Sarita, o que faço? Ela ouvia o zunzunzum, todos falando ao mesmo tempo, gritando: cuidado, olhe a água! E pulavam da cadeira e outros levantavam os pés. Quem está no banheiro?! Todos queriam saber! A água passou primeiro pelos pés de Sarita, antes de ir para a sala. Ela foi a primeira a sentir o impacto do problema.
Por fim, tinha que se apresentar, então, Sarita constrangida, disse: - É agora! Saiu e resolveu enfrentar a situação, primeiro se desculpando: - Gente me desculpe, não tive a intenção de causar nada a vocês, simplesmente não tive culpa, não sabia que o cano estava fora do lugar, e que não poderia usar o banheiro, ninguém me avisou. Silêncio profundo! Ninguém disse nada, estavam chateados, tentando se limpar, o almoço já era, todos perderam o apetite, agora era hora de limpar a casa, e ainda bem que foi só xixi, imagine se tivesse sido outra coisa!?

Compartilhe essa obra

Share Share Share Share Share
Inspiração

Lembrei de uma situação que passou uma pessoa num velório no interior. A ideia partiu dos comentários sobre o mesmo. Então, recriei a situação partindo da minha imaginação.

Sobre a obra

A obra foi criada partindo da imaginação, utilizando personagens, narrando com descrição a cena, utilizando em alguns casos o diálogo para dar mais consistência ao fato, com um pouco de humor.

Sobre o autor

Eu já participei dos Talento FENAE nas artes visuais, com pintura, porque gosto muito de artes, mas na literatura, é a primeira vez.

Autor(a): ELIONAR BARBOSA DE SANTANA ()

APCEF/SE