Talentos

A vida de um boêmio fugaz.

Gerson Florêncio de Alcântara foi um jovem transgressor dos bons costumes na sua juventude. Homem de várias mulheres e alcoólatra convicto, ele bebia acompanhado de seu violão todos os dias enquanto o sol não aparecia: se era noite, então era motivo de bebida. Seu jeito excêntrico conquistava a todos que o conheciam em um primeiro momento, ao mesmo tempo que chocavam os mais conservadores na década de 1970.
Ele gostava de experimentar o perigo de todas a formas e todas as novidades: provou todos os tipos de ilícitos e drogas novas. Sua família afirma que o fato modificador de sua vida foi um acidente de moto e a descoberta de uma doença congênita que diminuía sua expectativa de vida. Aos 18 anos perdeu seu melhor amigo quando pilotava uma moto embriagado; aos 20 anos descobriu que iria viver até os 40 anos.
Assim, Gerson passou as duas décadas que pensava que iria viver sem construir laços afetivos, afastando amigos sinceros pelo excesso de álcool, drogas e performances fora de si. Ele viajou para vários lugares, pulou de paraquedas, e fez tudo o que o dinheiro de sua família afortunada poderia oferecer. O único amigo de infância que tinha acabou desistindo de ajudá-lo quando ele priorizou várias vezes as noites boêmias, trocando a noite pelo dia e sem limites.
Dono do bar que ele sempre frequentava, Evandro perguntava de vez em quando: “Mas por que você se destrói dessa forma?”, e ele respondia: “Ninguém entende! Ninguém entende! Sou uma bomba relógio!”
Ao contrário do que pensava, Gerson ainda está vivo. Sua vida excêntrica lhe custou uma velhice solitária, a perda de parte da mobilidade das pernas, e a ausência de recursos financeiros para continuar a beber em demasia. Hoje vive em um asilo para idosos, onde alegra os colegas com sua cantoria e seu violão.

Compartilhe essa obra

Share Share Share Share Share
Inspiração

A história de vida de pessoas que convivem comigo

Sobre a obra

Um relato de alguém que não tem perspectiva de viver baseado em conclusões equivocadas

Sobre o autor

Um artista que busca incessantemente várias formas de expressão: na literatura, música, fotos e filmes!

Autor(a): DAVID SANTOS SALOMAO (David Santos Salomão)

APCEF/CE