- Página inicial
- Detalhe obra
Meu Planeta Adeus!
Talentos 2024 Literatura
Tema: Meu Planeta Adeus!
Até quando a insensatez e a ganância humana insistirão na destruição da casa comum.
O Brasil e o mundo estão envolto numa névoa tóxica devido o calor e a queima desordenada, insana e criminosa.
Todos os dias assistimos e sentimos os efeitos das mudanças climáticas e as mídias noticiam sobre o clima, preservação, sustentabilidade, cuidado, e blá... blá...blá...!mas, de fato o que nós estamos fazendo para mudar esse cenário caótico e destrutivo.
O assunto sobre queimadas cresce e durante a ida na quitanda do bairro comprar frutas vi o Seu Zé, dono da venda, na sabedoria de seus 85 anos, cabelo branco, curto, sorriso largo, marcas do tempo no rosto e com a experiência de ter vivido quase um século desabafa triste:
- Quando assistíamos na TV sobre catástrofes em outros países, eu dizia: Ah! no Brasil não tem isso não! temos floresta e rios que não acabarão jamais.
E continua - Pode até ter gente corrupta no poder, problemas sociais e de segurança, mas, essas coisas de rebeldia da natureza? Essas essas coisas não acontecem no Brasil. Somos um país abençoado protegido por natureza e de uma beleza única. Tem até música mencionando a lindeza do Brasil.Não é?
Enquanto embala as compras e passa o troco à Dona Maria, e com mais tristeza no olhar e voz trêmula Seu Zé continua:
-Hoje o que vejo é que no Brasil a natureza tá morrendo e a vontade de destruir é crescente e mais forte a cada dia, o povo joga lixo na rua, nos rios e como não bastasse todas as tardes varrem o quintal para tocar fogo, mas, as labaredas saíram dos quintais e estão chegando no Pantanal, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e no Cerrado. O Brasil e o mundo estão ardendo em febre.
De fato, o seu Zé tem razão o homem está degrandando a natureza cada vez mais envenena os rios com mercúrio, destroi os mananciais de águas doces matando a fauna e a flora.
E no país, Brasil, bonito por natureza o que restará? Sobrará a rebeldia da natureza com eventos climáticos mais rigorosos e destrutivos como tempestades, furacões, chuvas ácidas, enchentes e secas severas.
E a nós humanos caberá sofrer as consequências ver casas sendo levadas pelas enchurradas de lama, andar sobre os leitos secos e rachados dos rios, olhar os cardumes agonizando, comer peixes, frutas e legumes contaminados, ver os animais silvestres e domésticos encurralados e mortos pelo fogo.
Assistimos diariamente a destruição e o dinheiro movendo a humanidade para o caos que segue insana e irresponsável tornando os recursos finitos devido à falta de ética, zelo, cuidado e respeito ao meio ambiente.
E a Amazônia, o pulmão do mundo, a maior floresta sucumbe ao desmatamento e arde em chamas morrendo por insuficiência respiratória. E a nós e ao seu Zé resta-nos inalarmos fumaça e tragar como se fosse um cigarro importado e sofrer os males relacionados a exposição ao ar poluído.
O Planeta está doente na UTI e os humanos continuam degradando. Será o fim da aventura humana na terra? Se continuarmos com essa mentalidade medíocre e mesquinha focado na destruição ao meio ambiente seremos torrados no paraíso.
Desse modo, cabe a nós seres humanos acordar, agir urgente e zelar pelo mundo, pelas pessoas, pelos animais e acima de tudo ter desvelo pela casa comum e do nosso quintal o Planeta Terra, que arde em chamas chora de dor e clama por compaixão e cuidado.
Por fim, salvemos o mundo hoje para que no amanhã não teremos que dar adeus ao Planeta Terra.
Viva a vida, viva a terra, viva o Planeta e viva a humanidade.
Autor: Angela Paula de Lima da Costa
Compartilhe essa obra
Inspiração
Sentindo na pele, vivendo os efeitos das queimadas na Amazônia, no Brasil e no mundo e assistindo como a ação humana contribui para destruição do meio ambiente diariamente.
Sobre a obra
E uma narrativa reflexiva com uma escrita simples e com a observância do cotidiano onde há personagem e o desfecho levando ao leitor uma reflexão de como é urgente cuidar zelar do meio ambiente e do planeta.
Sobre o autor
Eu amo escrever, fotogradar, gosto de dança, designer interiores, a arte sempre esteve muito presente na minha vida. Meu pai esculpia em madeira, tenho tido que pintam e tocam instrumentos. Em 2018 partimos dos talentos em fotografia Esse me sentir motivada acescrever sobre esse tema urgente e necessário que é o cuidado , zelo respeito ao mundo.
Autor(a): ANGELA PAULA DE LIMA DA COSTA (Angela Paula)
APCEF/AM
Essa obra já recebeu votos de 62 pessoas
Essa obra já recebeu 266 votos (com peso)