Talentos

O Valor da Vida

- Consegui! Estou grávida!
Depois de dois anos tentando engravidar e com um diagnóstico de que isto era quase impossível naturalmente, o desejo daquela mulher determinada se realizou.
Ansiosa, esperava por seu marido que sempre estava viajando e que já não mais acreditava que conseguiria ser pai novamente. Pois, aquele desejo a cada dia se tornava mais distante por tantas frustações vividas por aquele casal.
-Meu amor, não chore, não foi desta vez. Tentaremos novamente, para Deus, nada é impossível.
Aquelas eram palavras que constantemente ela ouvia do seu companheiro e de seus amigos. Mas, todas estas decepções não a impediam de tentar quantas vezes fossem necessárias e todos os métodos que precisassem para alcançar aquele objetivo.
- Dr., será que desta vez eu consigo engravidar?
Era a pergunta de todo mês, quando insistentemente fazia ovulograma a cada dois dias, na esperança que um daqueles folículos germinasse transformando-se em um belo e frágil ser tão esperado...
- Você acredita em Deus? Tem fé que ele vai te ajudar? Então ele te contemplará com o “Folículo Guerreiro”.
Estas eram as respostas daquele médico que mais parecia um Anjo de tanta serenidade, atenção e amor com seus pacientes.
Em toda aquela luta, fora surpreendida com um acidente que a deixou em uma cadeira de rodas temporariamente. No entanto, não foi empecilho para que sua jornada continuasse em busca do seu sonho.
- Você precisa descansar, aproveita este tempo para fazer as coisas que te dão prazer, curta sua outra filha e seu marido. Não se preocupe com seu trabalho, ninguém é insubstituível.
Estas palavras soaram como uma brisa profunda e leve, que faziam todo o sentido naquele momento. Era hora de sossegar aquele aflito e angustiado coração.....
- Mamãe, quando vou ter uma irmãzinha? Eu preciso de uma amiga para toda a minha vida, quero uma companheira, não quero mais ficar sozinha...Será que fiz algo errado e Papai do seu está me castigando?
Quando ouvia esta frase, era como se fosse uma punição. Porque não podia dar aquele presente para aquela dôce criança que com toda ingenuidade e pureza só queria alguém para brincar todos os dias? Que às vezes se sentia culpada por algo que não era sua responsabilidade?
Mas todos esses obstáculos não foram capazes de desvanecer aquele sonho. Aquela menina, em sua cadeira de rodas, continuava incansavelmente na sua luta.
- Vou chegar hoje à noite, quero passar meu aniversário com você e nossa filha.
Sempre viajando, não imaginava a surpresa que lhe aguardava. Seus desencantamentos chegariam ao fim. Pois, inconscientemente, também se sentia culpado por não conseguir preencher o vazio daquele sofrido coração...
Adentrou sua casa, olhou e tudo estava escuro, entrou no quarto onde sempre ficava o berço que há tento tempo estava preparado a espera de um milagre. Calmamente, acendeu a lâmpada e logo viu uma mensagem em uma grande cartolina branca, pregada no alto do bercinho, onde estava escrito: “ CHEGUEI PAPAI”.
Ficou perplexo e desceu as escadas ofegante, pois seu coração não parava de acelerar e seus pensamentos estavam somente no momento de encontrar sua família e afogá-las com muitos beijos.
-Senhor, é o melhor presente que poderia ter me dado, eu não mereço tanto!
Seus olhos cheios de lágrimas, de joelhos ao chão, beijava os pés de sua amada esposa.
-Papai, nós conseguimos!
Aquela meiga menina, abraçava seu pai fortemente, enquanto este chorava aos pés daquela que fora presenteada com o mais belo dom da vida: A DÁDIVA DE SER MÃE...
Em meio a tanta felicidade, mal sabiam eles o que viria pela frente. A maior batalha estaria por vir e sua fé seria novamente testada.
- Meu seio está doendo muito, não consigo nem tocá-lo. Este caroço está me incomodando! Será que é alguma inflamação na glândula mamária em virtude da gravidez?
A dúvida começava a pairar sobre a cabeça. A preocupação começava a ficar mais intensa. O que poderia estar acontecendo no corpo que estava gerando aquela tensão?
No entanto, o que era importante naquele momento era aquele presente que acabara de receber e que estava preenchendo a vida de todos.
- Mamãe, se for menina posso chamá-la de Manuela?
- Lógico, meu amor, pode ser Manuela sim. Papai do céu ouviu as suas preces e deu este presente a você.
Com toda a família em festa, seus tios vieram visitá-la e ver de perto o motivo de tamanho contentamento. Eles eram como pais, pois desde pequena acompanhava sua vida e suas conquistas sempre de perto.
- Tia, apareceu um caroço que está me atormentando!
Havia apenas um mês que descobrira a gestação e agora era assombrada por este dilema. Mas isto não era motivo para tirar o brilho do que realmente importava.
Seguindo orientações de sua tia, rapidamente procurou o médico. Fez o primeiro exame e lá estava ele: NÓDULO de 2,7 cm. Recomendação para procurar Mastologista. Assim o fez.
- Vou aproveitar a vida de forma mais intensa e prazerosa. Não sei o que me espera, só sei que jamais vou me abater, porque Deus está comigo!
O dia do resultado da biópsia chegou. Aquele dia claro de sol, se tornaria sombrio, frio, assustador.
- Sinto muito em te falar, sei que você esperou muito por este bebê que está com poucas semanas de vida, mas não posso te esconder ou tentar amenizar sua situação. Você está com Câncer de Mama em estágio avançado e terá que ser forte para tomar a melhor decisão.
Aquela médica que já a acompanhava há anos, estava atormentada por ter que ser a portadora daquele infortúnio, pois havia acompanhado todo o enfrentamento da família que estava a sua frente.
- Não vou tirar o bebê, se tiver que morrer, morreremos as duas! Ele não me daria a criança que tanto pedi e me tiraria desta forma. Não posso tirar a vida que me foi dada. Não é justo não lutar pela sua vida.
- Meu amor, você sabe o que faz, te apoio no que decidir. Deus jamais nos abandonou. Agora temos que provar que temos fé e que tudo vai dar certo.
A decisão estava tomada. Iria começar o maior desafio de suas vidas. Amor, fé, companheirismo, união, esperança, eram os sentimentos que moviam aquelas pessoas.
- Filha, mamãe precisa viajar para tirar este carocinho e ficar curada para cuidar de você. Confia em mim, logo voltarei.
- Mamãe, você promete? Tenho medo de ficar sozinha! Você nunca me deixou!
- Você tem que ser forte, corajosa, como sempre foi. Lembra da pedrinha que a Vovó tinha na barriga? Depois que saiu, ficou tudo bem. Assim vai ser com a Mamãe!
Ia começar a primeira quimioterapia. A angústia, o medo do desconhecido, as mãos trêmolas, coração acelerado, o suor descia naquela face que a poucos dias era somente alegria que irradiava e que agora estava pálida e semblante atônito. A preocupação era evidente, pois não sabiam como o bebê iria reagir no ventre a algo tão novo e icógnito.
- Dr., vai dar tudo certo?
- Você acredita em Deus?
- Sim, Dr.
- Acredita que posso te ajudar?
- Sim
- Então vai dar certo!
O momento de tensão, passou a ser de diversão. Encararam o tratamento como um outro qualquer, sem dar ênfase aquela doença tão temida.
- Mamãe, cheguei! Vim te visitar!
Como seria agora, como encarar aquela dôce criança que havia se despedido dizendo que logo voltaria e que era apenas um carocinho que ia ser retirado, porque alguém colocou lá por engano. Mostrar que estava careca? Qual seria a explicação? O que dizer para não amedrontar aquele pequeno anjo que aguardava ansiosa o retorno da mãe em sua casa? Nada estava fácil. O Pai se desdobrando para estar sempre presente apoiando a mãe em suas sessões de quimioterapia e com a sua filha que passara a morar com a Avó e cobrava sua atenção.
- Você está careca Mamãe! Não era apenas um carocinho, não precisa esconder de mim, já sou grandinha e forte!
A expressão de surpresa, era também de tranqüilidade. Seu olhar sereno e sorriso fácil acalmou aquela mãe aflita. Correu e a abraçou com todo amor que havia guardado para aquele momento.
- Te amo e vou te ajudar a vencer este monstro horroroso!
Com toda sua inocência e alegria, tornou aqueles dias de hospital que eram chatos e apáticos, em festa e diversão.
Chegou o grande dia, todos estavam se preparando para a chegada do mais novo membro da família. Uma grande recepção foi preparada pela equipe do Hospital, pois não era comum o que estava para acontecer ali. Todos estavam ansiosos, até aquele momento o Bebê sempre esteve ótimo, mesmo passando por exames invasivos, cirurgias, medicações fortes. Ia chegar ao mundo, uma grande guerreira que lutou para sobreviver a tudo aquilo que foi submetida, que foi gerada com grandes dificuldades, mas que foi muito esperada e desejada.
- Nasceu a grande Guerreira!
Era o momento da VITÓRIA. Assim foi chamada desde o seu nascimento.

Compartilhe essa obra

Share Share Share Share Share
Inspiração

Surgiu com a vontade de compartilhar uma história de luta e amor a família

Sobre a obra

A obra reflete fatos reais. Não sou poeta, escrevi com emoção

Sobre o autor

Sou uma pessoa romântica, autentica, gosto de inventar.

Autor(a): LUCIANA ALVES DE SOUSA BATISTA ()

APCEF/TO