Talentos

Marx no Colégio Militar

Marx no colégio militar

Ser convidado para participar de um encontro literário é motivo de orgulho. Não deixa de ser um reconhecimento pela trajetória nada glamorosa de quem disputa a “Série C” do campeonato da literatura. Esses bate-papos são sempre enriquecedores.
Assim, recebi o convite para ser um dos painelistas na 3ª Semana Literária do Colégio Militar de Santa Maria. A conversa seria com alunos do ensino médio. E o tema proposto para o painel dava pano para muitas mangas “A arte de escrever: a importância de leitores e escritores para o desenvolvimento da literatura. Como começar a escrever a primeira página”. A primeira impressão é de espanto. Um grande susto diante da pomposidade do título do evento. Precisava rever, urgentemente, minhas prosopopeias. Mas, aos poucos, a gente vai se acalmando. O monstro se amansa e a ansiedade regride e percebemos que o tema é excelente para conversar com alunos atentos e exigentes.
Preparando o meu improviso resolvi que deveria mencionar Marx. Uma baita oportunidade de colocar Marx dentro do Colégio Militar. Newton Cruz e Ernesto Geisel dariam voltas na tumba, pensei. Mas encasquetei com este propósito. Precisava de um Marx que fosse palatável para alunos de uma escola militar. Um daCunha, de escorpião e nascido nas Missões, quando mete uma coisa na cabeça. Deixa quieto...
Estava arquitetado o meu maior ato de rebeldia desde o dia em que me confrontei com um sargento do Exército Brasileiro em frente do prédio da InterAmerciana na UFSM no longínquo ano de 1979 –, mas isso é outra história. Mas adianto: ele se tornou capitão... Nascimento.
Nos últimos 20 anos seria a minha mais contundente atitude revolucionária. E eu não iria me decepcionar. Afinal de contas, meu coração é vermelho. Fiz a barba e cortei o cabelo, o mais cadete possível dentro do razoável.
Me travesti de Lamarca – ou Marighella – e me fui... um genuíno revolucionário. Marx no colégio militar!
Fui para o São Google e catei citações de Jorge Luis Borges, Emile Zola, José Saramago, Sergio Porto – Stanislaw Ponte Preta – e, logicamente, Marx. O ápice de minha abordagem. Coloco abaixo a citação de Marx.
“Do momento em que peguei seu livro até o que larguei, eu não consegui parar de rir. Um dia, eu pretendo lê-lo.”
Groucho Marx.

Recebi aplausos efusivos da garotada. Saí de alma lavada do encontro. E Lamarca corcoveou na tumba. O Marighella não deve ter dado a mínima.
E eu ainda almejo entrar no G4 da “Série C” do campeonato da literatura.

Compartilhe essa obra

Share Share Share Share Share
Inspiração

Convite recebido para participar de um painel numa escola militar.

Sobre a obra

Uma crônica pendendo para o humor quando o narrador descreve de como argumentar sobre o filósofo Marx em um colégio militar.

Sobre o autor

Sou graduado em Engenharia Civil e funcionário aposentado da Caixa.
Autor dos livros Os agachados – crônicas da Era Lula (edição 2012), Contos de Chumbo (Chiado Editora 2015), Tintos e Contos (Penalux 2017), O código Locatelli – romance – (Penalux 2018) e Sofrendo em Paris – crônicas – (Penalux 2018).

Autor(a): ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA (Athos Ronaldo Miralha da Cunha)

APCEF/RS