Saberes Egoístas

Saberes Egoístas

Que saberes guardamos?
O que deles fazer,
se hoje falamos de tudo saber!

No mundo se fala do trabalho em equipe,
mas como se desembala
o individualismo universal
que o mundo assola?

Falamos por mensagens,
quando podíamos ligar.
São linguagens egoístas,
sem nexo — altruístas.
Não há como negar
a verdade que espanta!

No trabalho temos “colegas”,
alguns chamam de “amigos”.
Mas da porta para fora,
quem sente vontade de ligar?
Convidar a um lugar.
Que amizade sem abrigos!

Martela a pergunta:
— Para quem tanto saberes?
Para alimentar, num canto, sozinha,
frases de “Nossa equipe”!
Saberes de negar a ruína,
do individualismo
que seca nossos saberes.

Autora: Darlene Maciel

Compartilhe essa obra

Inspiração

A obra nasceu do questionamento sobre como usamos nossos conhecimentos e aprendizados nas relações sociais e no ambiente corporativo. Inspirou-me o silêncio que cresce entre amizades, revelando distâncias, egoísmos e a forma como cada um guarda seus próprios saberes.

Sobre a obra

A obra reflete como os saberes e aprendizados se transformam em comportamentos no convívio social e corporativo. Exploro o silêncio que cresce nas amizades, a distância entre colegas e a forma como cada um guarda seus próprios saberes, revelando um individualismo que nos molda

Sobre o autor

Meu talento nasceu da necessidade de expressar sentimentos e percepções por meio da observação. Escrevo com o coração e organizo a razão em versos que revelam o cotidiano — o meu, o seu, o nosso — transformando vivências em poesia.

Autor(a): DARLENE MACIEL SANTOS CAMELO (Darlene Maciel)

APCEF/CE