Talentos

Fique por dentro de toda a mecânica, regras e condições para participar do Talentos Fenae/Apcef.

Talentos FENAE/APCEF 2020

Regulamento 01 - Fase de Inscrição

O concurso Talentos Fenae/Apcef é composto por quatro categorias, oito modalidades e muita expectativa para conhecer o seu talento. Podem participar do concurso todos os empregados Caixa (ativos, aposentados e pensionistas) que tenham cadastro no Mundo Caixa, mas somente poderão concorrer à premiação os empregados Caixa ativos, aposentados e pensionistas que forem associados às Apcefs. O concurso é composto de três fases: inscrição, estadual e nacional. As fases “estadual” e “nacional” são compostas por votação popular e avaliação do júri técnico, e, ao final, serão premiados os três primeiros colocados em cada modalidade. Cada fase tem regulamento próprio.

1. Termos, Conceitos e Definições

  • FENAE: Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal.
  • APCEF: Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal.
  • CDN: Conselho Deliberativo Nacional.
  • CAIXA: Caixa Econômica Federal.
  • CPF: Cadastro de Pessoa Física.
  • MUNDO CAIXA: Plataforma de relacionamento e benefícios dos parceiros e empregados da Caixa.
  • REGULAMENTO: Estabelecimento de regras dos concursos do Talentos FENAE/APCEF.
  • JÚRI TÉCNICO: Julgamento realizado por uma comissão dedicada.
  • JÚRI POPULAR: Avaliação realizada por qualquer pessoa com acesso ao Mundo CAIXA ou Facebook.
  • VOTAÇÃO: Um processo de decisão no qual os votantes expressam sua avaliação por meio de um voto de maneira pré-determinada nos requisitos do regulamento.
  • BANNER: Uma forma publicitária usada na internet, criada para atrair um consumidor ao seu site através de uma imagem do produto ou institucional.
  • PESQUISA: Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
  • PESSOAL DA CAIXA:Empregados da ativa, aposentados e pensionistas da CAIXA.
  • REGULAMENTOS: O concurso Talentos Fenae/Apcef 2020 está dividido por 3 (três) regulamentos que serão divididos por 01º Objetivos e Como funciona - Fase se inscrição, 2º Fase estadual e 3º Fase Nacional.

2. Objetivos

O Talentos FENAE/APCEF tem por objetivo promover a produção cultural do pessoal da CAIXA, por meio do incentivo à exposição dos seus talentos. A FENAE acredita e incentiva a integração e interação dos empregados da CAIXA, proporcionando o crescimento e a divulgação de valores artísticos e a descoberta de novos talentos.

O concurso é composto por 4 (quatro) categorias, reunindo 8 (oito) modalidades artísticas:

  • Foto & Filme: Imagem e Vídeo
  • Artes Visuais: Desenho & Pintura e Desenho infantil
  • Literatura: Contos & Crônicas e Poesia
  • Música: Composição e Interpretação

3. Público-Alvo

Poderão se inscrever no Talentos FENAE/APCEF 2020 todos os empregados CAIXA (ativos, aposentados/pensionistas) que tenham cadastro atualizado no MUNDO CAIXA www.mundocaixa.com.br. Entretanto, para participar das fases seguintes do concurso, o empregado CAIXA (ativo, aposentado ou pensionista) deverá se associar a uma das 27 Apcefs do país até o dia 10/07/2020.

4. Procendimentos

4.1 Da inscrição

4.1.1 As inscrições serão feitas online, através da plataforma digital do Talentos FENAE/APCEF (www.fenae.org.br/talentos), seguindo o cronograma de etapas do concurso.

4.1.2 As inscrições das obras para todas as modalidades do concurso ocorrerão entre os dias 13/04 a 21/06.

4.1.3 Todas as obras cadastradas passarão por uma curadoria técnica cujo único objetivo é validar a adequação técnica dos arquivos submetidos. A curadoria técnica definirá se as obras inscritas, estão de acordo com esse Regulamento e se deverão participar das etapas subsequentes.

4.1.4 A curadoria e a Comissão Organizadora são responsáveis pela verificação que o candidato seja empregado Caixa, e se a obra enviada está de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do concurso.

4.1.5 Após o período de inscrições, não serão aceitas substituições de obras e material.

4.1.6 A participação no concurso Talentos FENAE/APCEF é gratuita.

4.1.7 Caso o participante não seja associado, de uma das 27 APCEFs, a inscrição é mantida, mas é vedada a possibilidade de avançar para a fase seguinte. . Para retirar a vedação, o participante será convidado a se associar, através da Plataforma de Associação on-line no endereço (www.fenae.org.br/associacao), até o dia 10/07/2020. Após o que, dar-se-á o cancelamento sumário da inscrição.

4.1.8 O participante também poderá ver as suas obras inscritas na “área do participante” através do endereço eletrônico www.fenae.org.br/talentos, mediante login e senha do Mundo Caixa.

4.1.9 Para inscrever uma obra, o candidato deverá: Preencher todos os itens obrigatórios do formulário de inscrição on-line; Cadastrar o título e a letra da obra; Inserir o nome completo e CPF do coparticipante, caso exista coparticipação na obra cadastrada.

4.1.10 Cada participante pode inscrever até duas (02) obras por modalidade, que deverão obedecer a todos os critérios estipulados no regulamento;

4.1.11 Ao assinar a ficha de inscrição, os participantes renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais das obras e dos que participarem do júri popular.

4.1.12 No ato da inscrição, os participantes que não cadastrarem seus coparticipantes e sinalizarem a divisão de pontos referente à premiação, terão os pontos do prêmio creditados no CPF do empregado CAIXA titular. Não serão aceitas solicitações posteriores ou estorno dos pontos, fora do prazo de inscrição.

4.2 Categoria Foto & Filme:

as fotografias e vídeos deverão ser cadastradas com as seguintes características:

a) Foto: em alta resolução, com extensão JPEG, de 800KB a 05MB;

b) Vídeo: com extensão MP4, deverão ser cadastrados com resolução de até 1.5GB.

Não serão aceitos arquivos fora dessas especificações.

4.3 Artes Visuais:

O arquivo da imagem deve ser enviado pelo site do Talentos Fenae/Apcef no formato .jpeg, respeitando o tamanho máximo de 10 MB.

Não serão aceitos arquivos fora dessas especificações.

4.4 Modalidade Composição:

as músicas deverão atender aos seguintes requisitos, cumulativamente:

Ser de autoria do participante;

Ser inédita: até a apresentação na etapa estadual, a obra não poderá ter sido publicada em outros concursos, festivais ou eventos similares, nem mesmo reeditadas, com exceção da Seletiva Estadual da APCEF, pela qual for feita a inscrição. Também não poderá ter sido executada em veículos de radiodifusão.

Em caso de parcerias, todos os autores, coautores, intérpretes e banda (se houver) deverão ser empregados ativos, aposentados e/ou pensionistas da Caixa, associados à APCEF vinculada e devidamente inscritos juntamente com a obra.

O arquivo de áudio, em extensão MP3, não poderá exceder 15 MB.

É obrigatório, no ato da inscrição, inserir partitura, tablatura ou cifra.

Vídeo: com extensão MP4, deverão ser cadastrados com resolução de até 1.5GB.

4.5 Modalidade Interpretação

4.5.1 As músicas deverão atender aos seguintes requisitos, cumulativamente:

Ser de autoria de artista/banda com notoriedade. Em caso de parcerias, os co-intérprete (se houver) deverão ser empregados ativos, aposentados e/ou pensionistas da Caixa, associados à APCEF vinculada e devidamente inscritos juntamente com a obra com critérios estabelecidos no presente regulamento; O arquivo de áudio, em extensão MP3, não poderá exceder 15MB. É obrigatório, no ato da inscrição, inserir partitura, tablatura ou cifra. Vídeo: com extensão MP4, deverão ser cadastrados com resolução de até 1.5GB.

4.5.2 Para a categoria “Música”, todos os participantes deverão subir via plataforma (www.fenae.org. br/talentos), o vídeo de sua apresentação para avaliação do Júri Técnico, de acordo com período em cronograma. (VER item 2.0 - Regulamento 02 – Fase estadual).

4.5.3 Para todas as categorias, com exceção da modalidade Interpretação, as obras deverão atender aos seguintes requisitos, cumulativamente: Ser inédita. Não pode ser plágio, releitura, versão, adaptação ou situação poética semelhante à de obras já existentes ou comparadas; Uma vez inscrita, a obra não poderá ser substituída; O participante deverá acompanhar pelo site, na “área do participante”, a confirmação de sua inscrição através do endereço eletrônico www.fenae.org.br/talentos, mediante login e senha do Mundo Caixa. A FENAE e as APCEFs não se responsabilizarão pelas despesas de gravação de filme e/ou áudio necessária para a inscrição.

5. Comunicação

É de responsabilidade das APCEFs comunicarem até 2 (dois) dias corridos o resultado do concurso aos participantes vencedores, que deverão estar devidamente associados.

As fotografias do evento e das premiações serão disponibilizadas no banco de imagens da FENAE, desde que respeitem os critérios (qualidade, tamanho, legenda, etc.) estabelecidos pela Gerência de Comunicação da FENAE. (Podendo os participantes acessá-las e até 30 dias úteis para conferir autorização para manutenção das imagens no banco de dados e disponibilidade para divulgação interna e material institucional sem fins lucrativos.

Ao assinar a ficha de inscrição, os participantes renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais dos trabalhos vencedores e dos que participarem do júri popular. Autorizam também a FENAE e as APCEFs a publicá-los, divulgá-los ou reproduzi-los sob a forma que julgarem convenientes (desde que sem fins lucrativos);

Os resultados das etapas estipuladas são divulgados pela FENAE em até 30 dias, após o término das inscrições;

É de responsabilidade da FENAE e das APCEFs divulgarem o resultado do concurso nos canais de comunicação oficiais e no Mundo CAIXA.

A partir do lançamento do concurso serão disponibilizados banners no site e redes sociais da FENAE, do Mundo CAIXA, para convite e divulgação do concurso.

6. Uso de Imagem dos Participantes

6.1 Os participantes do concurso, bem como seus acompanhantes, autorizam a veiculação de seus nomes, imagens e sons de voz para utilização total ou parcial em divulgações da campanha, seja em fotos, cartazes, filmes, spots e/ou outras peças promocionais, em qualquer tipo de mídia (analógica ou digital) ou em quaisquer outros suportes e/ou meios de transmissão, retransmissão digital, enfim, qualquer meio de difusão audiovisual ou visual com ou sem provedor, sem qualquer ônus para a realizadora. O associado finalista do evento, de forma inteiramente gratuita, em caráter total, definitivo, irrevogável e irretratável, autoriza o uso de sua imagem pela FENAE e APCEFs, bem como lhe cede todo e qualquer direito autoral patrimonial dela decorrente. Será permitido o uso da imagem apenas para fins institucionais e de divulgação do evento. (A abdicação prévia e genérica de direito autoral patrimonial não tem base legal. Também esse tipo de autorização para livre uso de imagem e dados pessoais. Como sugeri acima, a autorização deve ser dada vinculada aos dados específicos – ciente das imagens e dados já disponibilizados – bem como qualquer tratativa acerca de direito autoral patrimonial deve delimitar objeto e critérios específicos)

7. Disposições Gerais

O concurso tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte;

Todos os empregados ativos, pensionistas e aposentados da CAIXA podem participar;

Cada participante pode inscrever até duas (02) obras por modalidade, obedecendo os critérios estipulados nesse Regulamento;

As condições para envio das obras devem atender às exigências do Regulamento do concurso, onde o participante é responsável pelas despesas de elaboração e envio das mesmas;

A participação nos concursos do Talentos FENAE/APCEF é gratuita;

Em todas as modalidades deste concurso, os direitos autorais são de responsabilidade dos participantes;

Após o período de inscrições de todas as categorias com exceção do “Música”, não serão aceitas substituições de obras e material (Clausula Regulamento 02)

Os candidatos da modalidade Desenho Infantil, devem ser dependentes de associado, de acordo com o estatuto da Apcef (ativo, pensionista ou aposentado), e terem de 1 (um) a 13 (treze) anos. O vínculo deverá ser comprovado por meio de certidão de nascimento (ou sentença homologatória de adoção) no ato da inscrição;

A avaliação do júri técnico da modalidade Desenho Infantil, será realizada pelas seguintes faixas etárias: por faixa etárias entre: de 01 (um) a 04 (quatro) anos, de 05 (cinco) anos a 08 (oito) anos e de 09 (nove) a 13 (treze) anos;

O concurso está vinculado a este Regulamento. Aos participantes, ao realizar sua inscrição, assumem automaticamente a sua plena concordância;

Os casos omissos no Regulamento do concurso serão tratados pela Comissão Organizadora;

Ao assinar a ficha de inscrição, os participantes renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais dos trabalhos vencedores e dos que participarem do júri popular. Autorizam também a FENAE e as APCEFs a publicá-los, divulgá-los ou reproduzi-los sob a forma que julgarem convenientes;

Os resultados das etapas estipuladas são divulgados pela FENAE em até 30 dias após o término das inscrições;

No ato da inscrição, os participantes que não cadastrarem seus coparticipantes e sinalizarem a divisão de pontos referente à premiação, terão os pontos do prêmio creditados no CPF do empregado CAIXA titular;

A partir do lançamento do concurso são disponibilizados banners no site da FENAE, redes sociais e do Mundo CAIXA, para convite e divulgação do concurso.

O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o finalista ter sua participação cancelada ou suspensa com prévio aviso por motivo de força maior ou por qualquer outro imprevisto.

Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

Os participantes renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais dos trabalhos inscritos e autorizam a FENAE e as APCEFs a publicá-los, divulgá-los ou reproduzi-los (internamente ou em materiais institucionais sem fins lucrativos).

As datas indicadas neste Regulamento poderão sofrer alterações, caso algum fator interno ou externo, alheio à vontade da Coordenação Geral do Evento, possa prejudicar o andamento do evento. Neste caso, a alteração será amplamente divulgada pela FENAE, nos canais de comunicação oficiais.

Dúvidas e/ou reclamações

O presente Regulamento estará disponível para consulta na página www.fenae.org.br/talentos.

As dúvidas e controvérsias originadas de reclamações devidamente fundamentadas dos participantes deste evento serão dirimidas por meio do Fale Conosco, disponível no site www.fenae.org.br/talentos, ou pelos e-mails sociocultural@fenae.org.br e/ou relacionamento@fenae.org.br