Talentos

A primavera e a mulher

A primavera e a mulher

O som familiar do celular anuncia que o dia está começando. Levantei-me preguiçosamente, fui à varanda para abrir o reiki, contemplar as minhas suculentas e olhar o tempo, que resolveu me presentear com um dia vibrante de céu azul e sol brilhante. Andei em direção à academia, e no caminho encontrei pessoas que circulavam alegremente pela rua, levando os seus pets de estimação para passear, cena realçada pelo canto dos pássaros que cortejavam freneticamente as flores.
Entrei na academia, dei uma corridinha para aquecer e depois fazer a costumeira musculação, regada a muita risada, pois academia é lugar para se chegar bem humorado, compartilhando alegria.
Ao sair, não acreditei no que vi! Fui surpreendida por uma forte chuva, aquela de alagar tudo! O céu leve e azul transformou-se em denso e plúmbeo; os passarinhos sumiram; o passo compassado das pessoas deu lugar à pressa, sob pena de sentir na pele a força daqueles pingos!
Diante da surpresa, ocorreu-me uma constatação: Ah! É isso, estamos na primavera, estação sensível, misteriosa e surpreendente! Delicada, mas forte; às vezes frágil, porém tem muita força! Mix de delicadeza, beleza, sensibilidade e força!
Foi inevitável pensar na semelhança da primavera com a alma feminina, pois não é à toa que a única estação do ano que tem o “gênero feminino” é a primavera. A alma da mulher, assim como a primavera, é uma mistura de delicadeza, coragem, força e sensibilidade dosada com uma pitada de razão!
O que dizer da similitude do corpo da mulher, a sua vaidade, os trejeitos, o desejo de emanar beleza e perfume com a primavera, que é uma moça bela, perfumada e cheia de vontades? E ainda gosta muito de agradar e ser agradada!
E como a primavera, a mulher apresenta várias faces e fases: ciclos de emoção... ciclos de razão... tenha paciência, espere! Ela se equilibra para ornamentar a nossa existência! Ciclos que se alternam, se fecham, ou procriam. A mulher recebe a semente e faz nascer vida, um ser, a primavera, uma flor; ambas o fazem corajosamente, anunciando ao mundo a sua coragem para procriar e florir!

Compartilhe essa obra

Share Share Share Share Share
Inspiração

Compartilhar as minhas ideias com outras pessoas é uma grande motivação proporcionada pelo Talentos Fenae. Adoro escrever, acho que uma boa crônica, um poema, emolduram o sentimento humano. A arte quebra o mecanicismo da mente das pessoas em prol do afeto e do amor.

Sobre a obra

Procurei demonstrar a semelhança entre a alma feminina e a primavera. As duas são moças bonitas, cheias de trejeitos e sensibilidade aguçada. Escrevo com a alma e procuro ler muito para aprimorar esse dom. A crônica é uma modalidade dinâmica, dá oportunidade ao escritor brincar e passear sobre o tema.

Sobre o autor

Descobri o Talentos Fenae no ano passado, também participei com fotografias. Tenho muita sensibilidade para a arte, não só visual como escrita, acho que a vida sem a arte não teria tanta alegria, é como se fosse apenas em preto e branco.

Autor(a): MARIA DE LOURDES SANTOS ARAUJO (Lourdinha Araujo)

APCEF/BA