Geração Z

GERAÇÃO Z

Gerações são grupos de pessoas que nasceram em um determinado período e por isso têm características próprias de uma época.
Mas o que vem a ser a tal geração Z?
Esta é uma geração que nasceu na transição do século XX para o século XXI, mais precisamente entre os anos de 1995 e 2010, compreendendo hoje adolescentes e adultos jovens que desenvolveram hábitos relacionados ao contexto existente nesse período, notadamente no que se refere à tecnologia.
Eles se caracterizam pelo rápido domínio de novas metodologias e pela multiplicidade de tarefas realizadas num universo particular e muitas vezes alheios ao ambiente ao seu redor.
São multifuncionais, não é raro vermos jovens em várias atividades ao mesmo tempo enquanto acompanham a TV e se comunicam com seus familiares através de aplicativos de mensagens, apesar de estarem todos numa mesma casa ou apartamento.
É a geração que não teve nenhum problema relacionado ao trabalho remoto por causa da pandemia Covid-19. Devido à precariedade na oferta de empregos, é uma geração de forte senso de empreendedorismo, principalmente os projetos ligados à era digital. Preferem não se sacrificar pelo trabalho, e sim priorizar sua qualidade de vida e saúde física e mental.
Eles estão sempre conectados pois já nasceram na era virtual. Não conhecem limites geográficos pois ali tudo está ao seu alcance, são jovens rápidos, tudo é imediato, se adaptam muito bem a mudanças e são pragmáticos – não há tempo a perder na dinâmica do mundo on-line, além de serem bastante preocupados com as condições climáticas e com o meio ambiente.
Em casa tenho um belo exemplar da Geração Z, meu neto Pablo Rafael, que é espelho de tudo quanto foi descrito acima e que resolve todos os meus problemas relacionados a tecnologia seja no notebook, tablet ou mesmo no celular. Ah, em casa, muitas vezes conversamos pelo celular e eu me sinto orgulhosa de poder acompanhar com tranquilidade todas essas mudanças.

Compartilhe essa obra

Inspiração

Observando o comportamento do meu neto Pablo Rafael, que mora comigo, bem como seu primo e amigos da mesma faixa etária, senti uma grande curiosidade que gerou a motivação de procurar entender esses jovens que não largam as telas e conversam conosco por aplicativos mesmo estando num mesmo ambiente.

Sobre a obra

Analisando, observando e pesquisando

Sobre o autor

Descobri meu talento para escrever por acaso, ao concluir o curso de Arquitetura e Urbanismo, tirar nota 10 no TFG e transformar meu trabalho em livro. Com isso fui convidada a participar de Academias de Letras e me identifiquei com o estilo crônica.

Autor(a): NARA NUBIA DE MELO SA (Nara Sá)

APCEF/AL