O ser e a unha

O ser e a unha

Apenas um composto de queratina presente na ponta dos dedos da maioria dos terrestres , uma anomalia genética, uma garra pra alguns animais, motivo de orgulho para a maioria das mulheres, esteticamente belo para a apresentação de Divas e atrizes e travestis e necessário e também bonito para a maioria dos violonistas e pra se tocar a harpa e coisas afins a tal unha... e a dispeito disso tudo quando se vê eu meto a mão na boca e záz...rui a unha e não só a unha, vou acertando os cantinhos e vou arrancando as lascas que vão dar no sangue e modificam a estrutura completa dos dedos, fazendo-os parecerem um " trem" esquisito.
Os cantinhos entre as unhas e as cutículas, ou pelo menos o que deveria ser, estão detonados, ensanguentados e disformes e eu vou seguindo com os tocos que me restam tocando meu violão ora com os dedos doloridos, ora com palhetas, mas eu gosto de dedilhar e aí é que entra os dedos e cadê as unhas ? O gordo comeu!!!
Quando eu me policio e não boto a mão na boca, eu mexo com os tocos de unhas nos outros tocos de unhas e aí o bicho pega... É sangue, suor e lágrimas.
E se esse ser ignobil, parasse de roer ou mexer nas unhas, pergunta meu coração leviano já cansado de sofrer por não poder tocar bonito quanto gostaria? Quem sabe tocasse a sua lira encantada, seu alaúde, nas florestas tropicais das músicas gostosas de cantar e saltitaria alegre e faceiro entre as flores e os campos e encantasse a bela que nem está na história com seu som claro e metálico das unhas que nunca teve...
E o amor nesse momento sopraria um vento cálido sobre o ser e transbordaria de luz e seus dedos mágicos com suas unhas de arranhar costas de donzelas tocariam uma cantata na gloria de deus, tal qual a chuva que está prestes a cair anunciando a primavera, fininha e boa,como num poema de Drummond. (que sugundo as más linguas, também roía as unhas)

Compartilhe essa obra

Inspiração

Uma forma leve e poética de falar de um problema...onicofagia. (roer unhas)

Sobre a obra

Criei um jeito quase poético de falar de um problema sério que é o fato de roer unhas.
( Da ansiedade à genética. Até 30% da população mundial rói as unhas - BBC news dez 2016)

Sobre o autor

Sou aposentado. A música, a literatura e a fotografia são minhas paixões. (quero ser instrumento pra levar essa arte pra ser alegria e reflexão, divertir e acalentar o coração das pessoas.)

Autor(a): CARLOS CESAR COSTA ()

APCEF/GO