- Página inicial
- Detalhe obra
O Cubo Mágico e a sua vida
O Cubo Mágico e a sua vida
Faz um tempinho que aprendi a solucionar o cubo mágico 3x3x3 também chamado de Cubo de Rubik (Rubik´s Cube); graças ao meu amigo Rafael, que me ensinou os primeiros passos e a tutoriais na internet. Erno Rubik, inventou o brinquedo em 1974, e, foi na década de 80 que ganhou popularidade internacional, com campeonatos mundiais e presença na mídia.
Depois de resolvê-lo algumas dezenas de vezes tive uma “revelação” ou epifania(1)!
Se pensarmos que cada lado, ou cor, do cubo, pode representar uma área de nossa vida, assim como o baguá(2) do Feng Shui, em que cada face do octógono representa uma área, a saber: Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamento, Criatividade, Amigos, Trabalho e Espiritualidade; e conforme começamos resolver a sensação é que, quando arrumamos um lado, bagunçamos outro, e conforme avançamos, parece que, onde mantemos nosso foco tende a melhorar e outras partes que ficam esquecidas ou saem do foco tendem a se estagnar ou “bagunçar”.
Como diz aquela máxima: “Tudo o que é de natureza humana, se não progride, necessariamente regride” está aplicado e demonstrado, neste comparativo pelo menos na solução do cubo. Acho que isso é verdade pra tudo!
Voltando ao paralelo com a vida, por exemplo, uma pessoa que se dedica arduamente ao trabalho, ignorando outras partes como família, amigos e saúde, pode progredir profissionalmente mas, também pode criar problemas nas partes negligenciadas ou fora do foco.
Durante as diferentes fases da vida temos prioridades diferentes naturalmente. Com 20 e poucos anos, nossa saúde e metabolismo, normalmente dão conta do recado, por isso nos preocupamos menos com ela nessa fase. Em geral o que nos interessa mais é o trabalho.
Depois de tanto focar no trabalho e quanto mais estabilizado ele fica, podem começar a aparecer uns quilinhos extras, talvez pequenos distúrbios de saúde, uma coisinha ou outra precisando de atenção, então, fazemos exames e mais exames e normalmente falta tempo para se recuperar ou dar atenção às partes negligenciadas. O foco pode começar a mudar.
E, o que ocorre depois disso?... Ainda não sei porque ainda não virei outra década....
Mas quando aprendemos uma das técnicas para resolver o “Rubik”, dentre muitas e muitas que existem, percebemos que precisamos pensar em todos os lados juntos! No todo! Quando o foco está em resolver todos os lados, como algo único, mesmo porque todos os lados fazem parte do mesmo Cubo, assim como todos os aspectos da sua vida, fazem parte da mesma vida, entenderemos onde queremos chegar!
Então, com a imagem final em mente, ficará mais claro que, mesmo tirando uma peça do lugar, (ou do foco) momentaneamente, ao pensar no todo, ela se encaixará novamente dentro em pouco!
1.Epifania = descoberta súbita da verdade, com conotação divina, Eureka, “encontrar a última peça do quebra cabeça e finalmente conseguir compreender o todo”.
2.Baguá é uma espécie de mapa com formato octogonal - para identificar na planta baixa de um imóvel o que precisa ser harmonizado nos ambientes.
Compartilhe essa obra
Inspiração
A inspiração, surgiu da observação da prática para solucionar o brinquedo.
Sobre a obra
Texto escrito em forma de conto, que tenho mais entusiasmo para escrever.
Sobre o autor
Estou querendo compartilhar minhas observações; desenvolver e por à prova minha capacidade linguística.
Autor(a): ALEXANDRE HADA PEREIRA (Alexandre Hada)
APCEF/SP