Almeri nota 10

Ao ver o raio de sol entrar pela fresta da parede de madeira iluminando o quarto, Almeri num pulo se levanta. Feliz e ansiosa vai para cozinha ajudar sua mãe no café. Primogênita de 12 filhos, Almeri sempre ajudou com muito amor a cuidar de seus 11 irmãos , 5 irmãs e 6 irmãos.
Curiosa, pergunta à mãe que horas chegará o professor que seu pai contratara para dar o primeiro dia de aula na fazenda. Com olhar de tristeza a mãe responde que só os meninos poderão assistir às aulas. Almeri não acredita no que acaba de ouvir e não contendo as lágrimas pergunta à mãe o motivo de tal distinção. Sua mãe vendo a filha tão decepcionada, sem conseguir olhá-la nos olhos e de cabeça baixa responde que eles são homens e seu pai acha que precisam mais dos estudos do que as filhas. Não acreditando em tudo que escutou da mãe, a menina sai pela porta da cozinha correndo em direção ao riacho no fundo da fazenda. Almeri não consegue conter as lágrimas e ali fica por algumas horas pedindo a Deus para que ela e suas irmãs possam ter a mesma sorte que os meninos. Depois de algum tempo, Almeri escuta ao longe seu cachorro latir e sabe que ele late muito quando chega gente estranha na fazenda; era o professor para sua primeira aula.?
Às margens do riacho, a menina sorri aliviada. Acabara de ter uma grande ideia e sai em direção a casa para por em prática seu plano perfeito. Na sala, seus irmãos estão reunidos com o professor e ela de longe vê a mãe e suas irmãs irem em direção da roça. Silenciosamente Almeri fica escondida atrás da porta escutando cada palavra do professor, guardando em sua mente ávida do saber, uma hora de aula. Ela em pé nem sente o cansaço das pernas, pois a sua vontade de aprender era maior. O professor se despede dos seus seis irmãos e todos saem da sala, Almeri sai do seu esconderijo e feliz pega o livro e os cadernos deixados por seus irmãos e os devora com os olhinhos para que não escape nada do que ouviu da aula. Assim Almeri segue seus estudos, espionando e transmitindo para suas irmãs tudo que aprendeu atrás da porta.
Um dia a mãe de Almeri viu ela correndo em direção à sala com a chegada do professor e foi até lá. Na sala encontrou seus filhos e o professor já com a aula em andamento e nada da menina. Intrigada, a mãe se retirou para a cozinha. Percebendo que Almeri andava muito calada desde que o professor chegara na fazenda, a mãe resolveu então fazer um lanche com o biscoito preferido dela e levar no riacho onde ela e as irmãs brincavam toda tarde enquanto os meninos iam com o pai? para cidade vender os produtos da fazenda. Preparando uma cesta com biscoitos e sucos, a mãe vai para o riacho ao encontro das filhas. De longe não as vê, mas assim que se aproxima encontra Almeri passando a lição para suas irmãs com a sabedoria de uma professora. A mãe se emociona e Almeri sente seu coração disparar de medo. A mãe corre em sua direção pedindo desculpas e promete pedir ao pai para deixá-las assistir às aulas com os meninos. O pai ao saber do sacrifício da filha primogênita se dobra ao pedido da esposa, permitindo que Almeri e suas irmãs participem das aulas com o professor.
Assim Almeri e suas irmãs conseguem estudar com os irmãos até o quarto ano primário na fazenda.

Almeri era uma mulher além do seu tempo e não se conformava com as injustiças imposta a ela e suas irmãs, mesmo vinda dos seus pais, contar sua historia é contar a minha. Almeri é a minha mãe.

Usei a lembrança que tenho de uma mulher guerreira.

Amor é a palavra que me define e assim procuro revela-lo ao mundo em forma de arte.

Autor(a): NANCI PEREIRA DOS SANTOS (Nanci)

APCEF/MS