Lembranças que marcam

Ideal, olha o cuscuz ideal..!
Esse era o som que agitava os meninos do Bairro do Monte Castelo todas as tardes na década de 70 e início dos anos 80.
E nós com nossos minguados centavos corríamos para comprar o que pudesse, tinha nos sabores milho e arroz e dividíamos aquelas delícias.
Uns voltavam para casa ao primeiro chamado da mãe, e outros para o tradicional jogo de bola no meio da rua, a "partida" parava sempre que um carro passava, é imediatamente alguém gritava "Parou o jogo, vem carro"
O Sr. Luís era o vendedor de cuscuz carregava uma enorme caixa na cabeça com vários deles, percorria a pé as ruas do Bairro, diariamente, com chuva ou sol.
Os anos passaram, nos tornamos adultos, e novas opções de lanches variados surgiram e aos poucos aquela lembrança do som "cuscuz ideal", foi se dissipando da nossa memória.
Hoje estou com 52 anos, há alguns meses atrás caminhando pelo meu bairro, que se chama COHAFUMA, exatamente no final da tarde como antes, eis que ouço um "brado" assim: Ideal, olha o cuscuz ideal..!
Não acreditei no que estava ouvindo, e de repente surge um jovem em uma bicicleta com uma caixa térmica acoplada na sua estrutura e dentro dela os famosos e deliciosos cuscuz ideal.
Pare, por favor, disse ao rapaz, de onde você veio, quem fez esse cuscuz, há quanto tempo você está vendendo esse produto.
O nome dele era Márcio, que me disse que seu avô "ganhava a vida assim", a Fábrica Ideal havia fechado há anos, mas sua mãe tinha a "receita secreta" do produto e ele e outros rapazes estavam trabalhando nessa atividade
aqui na Ilha São Luís.
Comprei seis unidades, levei para casa para saborear com café e então várias imagens e histórias invadiram minha mente, a infância, as brincadeiras na rua, a vizinhança, em que todos eram amigos e se ajudavam, tudo isso passou, mas o meu momento mágico de saborear o cuscuz ideal havia voltado, e junto com ele a certeza de que cada etapa da vida tem a sua beleza seus símbolos e seu valor.
Saudades desse tempo, espero que aqueles amigos do Monte Castelo, alguns já não vejo há muito tempo, estejam bem, e, se um dia nos encontrarmos, já estão convidados para uma "pelada" na rua da minha casa e depois um belo lanche com ki-suco e cuscuz ideal, é claro.

Ao acaso encontrei um vendedor de cuscuz ideal, um produto consumido e desejado pelos meninos da minha época de infância, e que há muito tempo já não se via por aqui.
A partir desse momento as lembranças daquele tempo me levaram naturalmente a escrever este conto para compartilhar essa história real da minha vida.

A história foi escrita naturalmente, através das lembranças da minha infância e adolescência,as brincadeiras de ruas, os amigos e a nossa espera diária pelo vendedor de cuscuz ideal, um lanche que todos curtiam muito e era um de nossos "momentos mágicos "
O texto foi compactado e editado nas normas exigidas para essa modalidade literária.

Minha família paterna tem um DNA Literário e sempre cresci, ouvindo e respirando as suas pequenas obras em nossos agradáveis encontros. Gosto de escrever sobre a natureza e também sobre experiências que vivenciei na minha jornada até aqui.

Autor(a): PAULO EGIDIO OLIVEIRA DA SILVA (PAULO OLIVEIRA)

APCEF/MA