- Página inicial
- Detalhe obra
Não é só o trem
Não é só um trem
Olha!
Olha bem!
Não é só um trem.
Não é só ferro que nem tem
Olha bem!
Não é só um trem.
São destinos de homens,
Mulheres e crianças de bem.
Olha bem!
Não é só o trem.
São pessoas que choram também
Olha bem!
Não é só trem.
Sentimentos e dores também
Olha bem!
Não é só trem.
Repare bem, que nele há vidas também
Olha bem!
Não é só trem.
Mas sinto que não lhe convém:
Que nele há pó e lama também.
Olha bem!
Não é só o trem.
Que de lá vem-vindo-vai.
o melhor que nossa terra tem.
Compartilhe essa obra
Inspiração
"Alguns anos vivi em Itabira. Principalmente nasci em Itabira." Onde sempre fui fascinado pelos trens. Pela vidas que ele levava. Assim, surgiu a ideia de destacar as vidas que o trem levava junto do minério. Acredito que esse é um tema que não pode ser esquecido, deve ser um "sentimento do mundo" se lembrada as tragédias das barragens.
Sobre a obra
"Não é só o trem" é na verdade um realce, um destaque à exploração. O paralelismo, que imita o barulho do trem, busca mostrar a exploração diuturna das mineradoras. Quem já esteve à beira linha e já tentou contar os vagões viu que foi em vão. Assim o verso "Que de lá vem-vindo-vai." tenta retratar essa angústia. pois o trem mal chega, já foi.
Sobre o autor
Fui Professor efetivo de LP aqui no ES. Conterrâneo de Drummond. Sempre amei leitura de poesias. Sempre muito crítico, em alguns lugares, visto como polêmico. Em Mariana a trabalho, ouvi histórias dos sobreviventes do Bento, assim é chamado por lá. Unindo as angústias de Itabira, Baixo Guandu e Mariana fui inspirado a escrever este poema.
Autor(a): WANDERSON MARTINS DA SILVA (Wanderson Silva)
APCEF/ES