Talentos

A trégua

A trégua

Quando a morte envolve rixas entre lenços brancos e colorados, o povoado se divide e silencia. Apenas os correligionários tomam partido e os coronéis cospem fogo pelas ventas e batem cascos nos casarões planejando a desforra.
Mas no domingo de ramos ocorreram duas mortes. Dois figurões haviam sido assassinados. O maragato Teodorico Pedroso amanhecera morto em sua residência na avenida Sete de Setembro. E o chimango Patrício Torquato em seu sobrado na avenida general Osorio. Ambos estavam com uma faca prateada cravada no peito.
Edgar Alan, delegado, estava totalmente confuso. Não tinha a menor ideia de como começar as investigações. Dois desafetos mortos na mesma manhã e de maneira semelhante.
Mariana Pedroso jurou vingança diante do cadáver do esposo. A incumbência ficaria ao encargo do único filho Mariano. Vingar, a qualquer custo, a morte de Teo.
Janaína Torquato só pensou em velar o marido e solicitou que os filhos Carolina e Celestino encaminhasse junto ao padre Vicente o velório na Matriz.
O problema é que Mariano Pedroso já havia requerido ao pároco a mesma intenção: velório e missa na Matriz.
Numa reunião de urgência convocada pelo padre, os filhos enlutados e o delegado Edgar Alan e após acaloradas discussões de parte a parte, ficou decidido que haveria uma trégua e a missa seria feita em homenagem aos influentes líderes locais. Com os dois defuntos presentes.
Mariana Pedroso ainda relutou, dizendo que não se misturava com a corja de chimangos do Torquato. Ainda mais na despedida de seu amado Teodorico Pedroso. Mas, muito a contragosto, acabou aceitando. O velório dos coronéis – maragato Pedroso e do chimango Torquato – seria na igreja Matriz São Sebastião. Os maragatos ficariam à esquerda da nave central e os chimangos à direita. De quem entra. Bem salientado pelo padre.
Dois pau-mandados de cada uma das famílias, ostentando garbosos lenços e facas nas guaiacas, postaram-se em frente da igreja, orientando seus correligionários a ocuparem os acentos. Muitos deles armados com facas – de prata – e revólveres.
Havia uma tensão no ar e poucos prestaram atenção na homilia. Cada grupo estava atento ao menor movimento dos oponentes. Naquele culto apenas o choro das esposas, filha e amigas demonstrava sentimento de pesar.
A turma que não queria se expor politicamente acabou se amontoando no fundo da catedral. Edgar Alan não quis assistir à missa e ficou sentado num banco na praça.
Edgar já estava imaginando como fazer o enterro, já que os jazigos das famílias era um ao lado do outro. Os desafetos seriam vizinhos por toda a eternidade. Mas, em seguida, o delegado teria outros motivos para preocupação. Um carro, com placas do Uruguai, estaciona em frente à igreja. Uma elegante senhora toda de preto, com o rosto encoberto, desembarca e adentra no recinto. Ao perceber que havia maragatos de um lado e chimangos do outro, Rosita Calderón ajoelha-se no corredor da Matriz e fica ali, assistindo à missa.

Mariana Pedroso e Janaina Torquato entreolharam-se discretamente em tom de culpabilidade e em seguida faiscaram os olhos sobre e mulher que acabara de entrar na igreja. O ambiente ficou tenso e um zunzum de sussurros desconcertou o pároco. Mas o padre Vicente se recompôs e seguiu com a liturgia.
– O que essa sirigaita faz aqui? – perguntou a viúva de Pedroso ao filho.
No outro lado, junto ao caixão, Janaina Torquato comentou para a filha ouvir.
– Esta lambisgoia é muito atrevida!
Toda a comunidade sabia que os dois rivais políticos eram frequentadores assíduos da “La casa de Rosita” em Melo no Uruguai. Ambos desfrutavam das vultuosas formas de Rosita sob o lençol da cama de Rosita. A castelhana tinha a delicadeza e sensibilidade de colocar os lençóis brancos quando recebia Patrício Torquato e lençóis vermelhos quando era noite de Teodorico Pedroso. Dias pares para um e dias ímpares para o outro. Assim, na “La casa de Rosita” os dois desafetos coronéis viviam na mais santa paz. Em “La casa de Rosita” a paz poderia ser santa.
Naqueles breves momentos de oração, ela ficou de mãos postas e olhar baixo. Em silêncio, fez mais algumas preces ignorando o burburinho que provocara. Em nenhum momento enfrentou os olhares das viúvas. Mas as duas viúvas fulminavam Rosita com olhos de águia.
Levantou-se e saiu. Rosita desfilou no corredor da nave central da igreja. E, rapidamente, dirigiu-se ao carro que a esperava junto a praça. Foi neste instante que ouviu uma voz que conhecia muito bem.
– Rosita Calderón! Precisamos conversar.
– Boa noite doutor Edgar Alan, quando quiser. Estou sempre disponível. Aliás, o senhor não tem aparecido lá no meu estabelecimento – falou arranhando um portunhol.
– Rosita, por enquanto, uma pergunta apenas: por que veio na missa? Está querendo provocar outras matanças?
– Meu caro delegado. Eles eram meus clientes e muito mais do que clientes, eram meus amigos. Nada mais justo que viesse dar um último adeus – bateu no ombro do motorista indicando sinal de partida. – Hasta luego, delegado.
Rosita Calderón transitava muito bem no meio político da região. Mantinhas laços de amizade com os mandantes no Brasil e no lado uruguaio. Afinal, muitos conchavos foram selados em “La casa de Rosita” em Melo. Dizem que influenciou eleições municipais na pampa gaúcha. Dom Pedrito, Jaguarão e duas vezes em Bagé. Numa delas inclusive indicou a chapa completa com prefeito e vice. E um doble chapa na vice na eleição passada.
Edgar sabia muito bem das pretensões políticas de Rosita e suas intenções de abrir uma casa na pampa gaúcha. Certamente, ela precisaria dar algumas explicações. A morte de Torquato e Pedroso passavam pelas artimanhas da castelhana de Melo.

Para o sepultamento não houve problemas. As viúvas entraram em acordo e seriam feitos com duas horas de diferença para evitar tumulto, já que os dois desafetos seriam vizinhos para a toda eternidade. O féretro de Teodorico Pedroso sairia às 9 horas da igreja e o de Patrício Torquato às 11 horas, os dois sepultamentos pela manhã do dia seguinte.
Ninguém velaria seus mortos durante a noite. A igreja estaria fechada e apenas dois sentinelas ficariam postados em vigilância. Certamente, dois maragatos e dois chimangos.
Cedo, na manhã de segunda-feira, já se formava uma multidão na praça para acompanhar o sepultamento dos dois líderes locais, assassinados no dia anterior. Ainda havia as elucubrações sobre quem seria o assassino, ou assassinos.
Era o que mais intrigava o delegado Edgar Alan. Cada um deles fora assassinado na manhã de domingo com uma facada no coração. Ambas as facas também tinham semelhanças: facas com cabos e bainhas de prata com detalhes em ouro. Praticamente no mesmo horário e o mesmo modus operandi. O delegado não tinha a menor ideia de como iniciar as investigações.
Num primeiro momento iria respeitar o luto dos familiares, mas passada a primeira semana teria que ouvir os depoimentos das viúvas e dos filhos. Certamente, dos empregados que mais frequentavam as residências.
A investigação não evoluía por conta das coincidências. Teria que ser, necessariamente, dois assassinos. Para ser um único matador deveria haver deslocamento e seria provável um rastro de pistas. Alguém veria o homicida nas ruas e nas imediações das casas. O delegado estava convicto: eram dois assassinos. Mas como atuaram em sincronia?
Por que dois desafetos foram mortos no mesmo dia e, praticamente, no mesmo horário?
O histórico de desavenças entre as famílias Pedroso e Torquato era de mortes de lado a lado. As últimas e mais recentes mortes foram um sobrinho do Torquato e a irmã de Mariana Pedroso. As famílias, definitivamente, se odiavam e a solução para desavenças era sempre a ordem de assassinato.
E nessas elucubrações o delegado passava os dias envolvido com a investigação e meditando sobre os possíveis motivos. E onde entrava a Rosita Calderón nessa história toda?
Numa noite de bebedeiras, num boteco da rua Sete de Setembro, um chimango à meia-guampa, falou em alto em bom som para todos ouvirem que sabia quem havia matado seu patrão Patrício Torquato. O estabelecimento silenciou e chimangos e maragatos em convivência pacífica na hora do trago, ficaram de prontidão e colocaram suas mãos nos revólveres e facas. Tensão no ambiente. O borracho continuava gritando que sabia quem eram os mandantes da morte do patrão. A turma do “deixa disso” entrou em ação e retirou o impertinente cidadão arrastado para fora do estabelecimento. E não se ouviu mais o fulano pelas ruas da cidade. Tomou um chá de sumiço era o comentário dos frequentadores do boteco. E não se falou mais nisso.

Numa cidadezinha perdida no pampa em que todos sabem da vida de todos, nada acontece por acaso. O delegado Edgar Alan caminhava, despreocupadamente, pela avenida general Osório quando observa a dona Janaina Torquato entrando na confeitaria.
O instinto de investigador do delegado fez com ele dedicasse um tempinho para observar a viúva de uns dos mandatários da cidade. Entrou numa loja de ferragens e ficou atento à confeitaria do outro lado da avenida.
Passados vinte minutos: a surpresa. Lentamente adentra à confeitaria a senhora Marina Pedroso. Justamente a viúva do outro mandatário da cidade.
O delegado não teve dúvidas, iria ao encontro das madames. Afinal de contas, como reagiriam as duas matriarcas de famílias que se odeiam num encontro casual? Tomariam um cappuccino com mil-folhas?
Edgar Alan entrou no recinto e viu o que parecia impossível há poucos meses. Algo inusitado na comunidade. Janaina e Mariana sentadas a uma mesinha de canto e saboreando cada uma um suco de laranja com pasteis de Belém. Evidentemente, o delegado foi cumprimentar as duas influentes conterrâneas.
– Fico muito feliz em perceber que as duas mulheres mais influentes da cidade estão conversando como... – o delegado foi buscar uma palavra para completar a frase.
– Como pessoas civilizadas, delegado?
– Eu diria educadas, dona Mariana.
Edgar Alan aceitou o convite para sentar junto a mesa e tomar um suco. Mas preferiu um cafezinho preto. Então, ficou sabendo que as duas senhoras estavam ali para negociar um armistício. Uma trégua. Na realidade seria o fim das matanças entre os Pedroso e os Torquato. A partir de daquele dia a paz reinaria entre os concidadãos. As duas famílias estariam juntas para o progresso da cidade. Inclusive, nas próximas eleições nenhuma delas indicaria candidatos. As brigas entre chimangos e maragatos ficariam no passado.
– Como estão as investigações das mortes de nossos maridos, delegado? – perguntou Janaina.
O delegado não respondeu, mas astuto como era, fez uma observação que para alguns passaria desapercebida.
– Que coincidências, minhas caras senhoras. Os relógios de vocês são praticamente iguais...
– Oh! Seu delegado. Nossos relógios são Omega Constellation são os mais precisos relógios do mundo. Veja aqui doutor. Até o ponteiro dos segundos...
Edgar Alan pediu licença e se retirou da confeitaria. Subiu lentamente a rua General Osorio. Sorriu com o canto da boca.
– Crime solucionado. Duas velhotas safadinhas... hoje mereço uma noitada na “La casa de Rosita”.

Compartilhe essa obra

Share Share Share Share Share
Inspiração

Desavenças entre famílias numa cidade do interior gaúcho.

Sobre a obra

Dois coronéis são assassinados na mesma manhã e da mesma forma.
A partir dessa tragédia para descobrir quem seriam os assassinos já que os coronéis eram inimigos. A quem interessava a morte dos dois?

Sobre o autor

Participante de vários festivais de músicas e poesias. Dentre eles o 16º Bivaque da Poesia Gaúcha com o Poema “Herdeiros”; Talentos Fenae 2020 com a música “O violão entre a cruz e a espada” e da 27ª Tertúlia Nativista de Santa Maria com a música “Retalhos”.
Autor de vários livros dentre eles "O código Locatelli" e "Contos de Prata".

Autor(a): ATHOS RONALDO MIRALHA DA CUNHA (Athos Ronaldo Miralha da Cunha)

APCEF/RS